Política!

Sim, mais uma vez eu escrevo: Eu gosto de política! E escrevo outra coisa: estou cansada de ouvir jovens, pessoas de meia idade e idosos dizerem que não se interessam por política. Isso me ofende como cidadã.

Eu não gosto de pensar que traficantes fazem a lei em diversos pontos do Rio, que o trânsito para ir para o mestrado está sempre parado (e ainda tenho de torcer para chegar ao ponto de ônibus e ter o mesmo para não me atrasar), que constroem caixotes com ar-condicionado, enquanto muitos hospitais caem aos pedaços, ou que a educação do Rio está entre as piores do Brasil. Então, fico triste quando vejo populistas tomando conta dos governos.

Na minha época de Ensino Médio, minha turma falava de política e ainda assim eu achava que falava pouco! Passei para UFRJ e embora a graduação fosse de Administração, raramente via alguém puxar um assunto sobre política de forma séria. Quando ocorria era sempre alguém que se dizia de direita. Não havia um debate real do que se deveria fazer para melhorar o país. E olha que era uma turma de administração! Vi pessoas se revoltarem com as cotas 'afirmativas', mas não ouvi ninguém falar em se ter uma educação de qualidade para todos. E me desculpem os donos de escolas/cursos pré-vestibular, vocês têm formado uma massa que sabe apenas fazer prova (uma das razões pelas quais fiquei feliz com a mudança do ENEM).

Voltando a política... Esquerda, Direita ou Centro no Brasil? Para mim, isso é papo para boi dormir! Ouço governo do PT ou governo do PSDB, mas na verdade o governo é do PMDB. Não importa quem ganha, todo mundo abaixa a cabeça para esse partido (nada como ter a maior bancada na câmara!). Pare e pense em alguns fatos nos últimos 16 anos. Ai ai... dança das cadeiras...

O que me incômoda mais do que ver um populista governando é ouvir pessoas (letradas ou ignorantes) dizendo 'fulano rouba, mas faz!' ou que o 'beltrano tem um grupo que oferece creche' ou 'sicrano distribuiu dentadura ou laptops'. NÃO! Fulano não deveria roubar! NÃO! Beltrano deveria brigar por verbas para a construção de creches públicas. Você já notou que onde há tais creches, raramente se constroem novas creches públicas?! NÃO! Sicrano deveria brigar por uma educação de qualidade e um sistema de saúde que funcione para que o aluno saia do colégio sem ser um analfabeto funcional ou para que uma pessoa não perca os dentes ou a vida em uma fila.

Assisti a um vídeo hoje que acho que vale a pena divulgar! Talvez o autor do vídeo seja menos chato do que eu falando sobre política. Além, claro de ter uma popularidade que pode fazer com que muitos reflitam sobre o assunto. Aí vai o link do vídeo do Felipe Neto: http://www.youtube.com/watch?v=dAQkMjebkeA&feature=channel.

Reflitam!

E, é isso!

Fui!

Comentários

Postagens mais visitadas