Angústia de uma mestranda

Cheguei a um daqueles pontos da vida em que fico cheia de dúvidas e sem um norte para me orientar.

Me manquei na semana passada que eu não tenho um orientador. Não apenas no sentido d'eu ainda não ter escolhido um, mas por descobrir que nenhum professor do IAG (de Marketing) é tão aberto (disponível) para pesquisar outras coisas fora da sua linha de pesquisa. E isso me incomoda!

Eu até concordo que quando você escolhe um tema que é do interesse do professor, este oferecerá uma orientação melhor. Porém, eu me questiono se isso não pode gerar um "mais do mesmo", um atraso sobre pesquisa em determinados assuntos.

Assistindo à apresentação de alguns trabalhos no ENEC, vi e ouvi o professor Ayrosa (da FGV do Rio) falando que tem de ter pesquisas diferentes em Marketing, deve-se pensar um problema e analisar o mesmo através de outros ângulos, senão os congressos se tornarão chatos, sem nada novo para se discutir. Não sei se ele disse assim como escrevi, mas foi o que eu entendi! Talvez por teimosia em querer fazer algo diferente e até mesmo louco!! rs!!

Voltando à instituição! A pessoa que vi que era mais aberta a estudar diversos temas, saiu de lá, indo para uma outra universidade. Comecei a pensar em quem poderia me ajudar a direcionar algumas ideias de pesquisa, que também penso como temas para a dissertação, sondei alguns e me senti angustiada.

Internacionalização de empresas, consumo das classes de renda mais baixa, comércio eletrônico. Não considero temas ruins, pelo contrário, mas não são coisas com as quais eu me animo em escrever ou estudar. Não para a minha dissertação! Fico com receio de me convencer a fazer o que interessa aos outros, e assim ter um trabalho meia boca, sem vontade! =/

Outro pensamento que me vem à cabeça é o de trabalhar meu poder de argumentação para convencer alguém suficientemente louco para topar um trabalho sobre Marketing Político ou uma desculpa para falar de MJ. Eu tenho fé, mas essa graça ainda não tive. Quem sabe o tempo mude e me ajude nisso!

Ah! Falei no ENEC e esqueci de contar como foi! Sacanagem! Puseram meu trabalho para o último dia! Esquecendo isso e comentando outras coisas! O evento teve diversos antropólogos e sociólogos, o que me surpreendeu, pois o evento é de estudos do consumo! Só na sexta consegui entender o por quê. Bem, antes o evento era ENAC, sobre Antropologia do Consumo, por isso tantas pessoas de áreas diferentes.

Meu GT basicamente era de Antropólogos! Acho que apenas eu e o Fábio Albuquerque éramos os diferentes dali (esse pessoal de Marketing)! rs!! A visão de mundo das duas áreas é um pouco diferente. Percebi isso quando apresentei meu trabalho. Enquanto eu queria destacar o movimento de resistência nas comunidades, elas (eram mulheres!) queriam que eu falasse o motivo para escolher tal tema, aquela coisa em primeira pessoa, que não ocorre em Administração. Foi interessante! Mas, ainda acho que deveria ter mais uma outra pessoa de uma outra área para ter outras visões e tal.

Comentário final antes de dizer bye bye.. Conheci o Fábio Albuquerque da UFPB. Gente boa que apresenta seus trabalhos e ideias muito bem! Quando crescer, vou querer me apresentar assim também! xD

E, é isso!

Fui!

Comentários

Postagens mais visitadas