O assunto é... PRECONCEITO!

Eu amo um sotaque! Não importa se este vem do Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul ou das vizinhanças do Sudeste. Eu gosto de ver as diferenças regionais e de como estas se misturam na identidade das pessoas. É tão bacana ouvir um mineiro falando, parece que pede tudo com carinho. É ótimo ouvir um paraibano falando, como diria um amigo, parece que não fala, parece que canta.

Mas, o que escrevo hoje não é sobre sotaque, mas sobre as diferenças. Não são as diferenças regionais, mas o pensamento pequeno de quem acredita que o modo correto das coisas e que que o que é diferente da sua concepção perfeita de mundo. Que pensam que cor, crença e sexo definem o caráter de uma pessoa. A todos vocês que são assim que eu dedico o meu texto.

Bem, logo depois das eleições muitos ficaram chocados com as declarações da Mayara Petruso no Twitter. Fui uma dessas pessoas, mas ela não foi a única a declarar tanta bobagem (na minha opinião) sobre os nordestinos. É impressionante como muitos ainda tratam o Nordeste como região atrasada e como se os nordestinos fossem comprados por uma bolsa qualquer. Não devem ler jornal ou devem dedicar sua leitura a parte de assuntos fúteis.

Se você considera o Nordeste atrasado tecnologicamente, saiba que é no Nordeste a melhor faculdade de tecnologia e que se tem um pólo de empresas de softwares. E sobre bolsa qualquer coisa? Bem, no Sudeste o governadores são eleitos com a construção de prédios e dando outras bolsas a vítimas da miséria e das chuvas. Obras entregues às vésperas da campanha eleitoral. E nenhuma dessas obras é para resolver o problema do escoamento da água da chuva. Peraí, vamos voltar ao assunto que política não era o tema do texto. rs!!

Desde criança sempre tive muitos amigos de etnias e crenças diferentes. Nunca tive problema com meus amigos de outras igrejas, e nem com os ateus. Foram raros os casos em que desrespeitaram o fato de eu ir à Missa todos os domingos. Porém, me incomodo quando alguém simplesmente acha absurdo porque uma outra pessoa preferia a Umbanda ao Cristianismo. Da mesma forma que considero absurdo o que muitos pensam sobre o Islamismo. As pessoas falam tamanhas asneiras sem conhecer um pouco do assunto. Aliás, sempre que posso tento ler um pouco sobre outras religiões, sinto que isso me faz ter mais respeito pela crença alheia.

E a cor da pele? Quem foi que disse que cor de pele define capacidade intelectual ou caráter. Cansei do papinho de que não se deve falar que fulano é negro, chame-o de moreno. Qual é o problema? Por que disso?! Sem contar outros comentários e as piadinhas racistas que eu não suporto. Mas, não são apenas os negros que sofrem preconceito, brancos, amarelos, pardos também escutam piadinhas de mau gosto.

Lembro-me da minha mãe revoltada com um comentário que fizeram sobre gays. Conheço gays (homens e mulheres) desde criança e eles sempre foram bons para mim. Tenho amigos gays e não vejo nenhum problema nisso. Eu os respeito muito, e acredito que uma pessoa não deve ser avaliada por sua opção sexual.

Não me considero uma pessoa santa. Mas, me incomoda qualquer tipo de preconceito. Não quer dizer que eu não tenha preconceitos com algo. Significa que tento combater, em mim, conceitos que não me acrescentam em nada como cidadã. Acredito no livre arbítrio, logo respeito o meu semelhante. Não sei se conseguir ser clara nesse texto, mas tentei demonstrar um pouco do que penso sobre o tema.

Aqui deixo duas músicas do Gabriel O Pensador!! =]




E, é isso! Fui!!

Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...