Esportes e transmissão televisiva

Se você acha que este texto tem como motivo os textos que circulam pelas redes sociais falando sobre o PAN e a Rede Globo, você ACERTOU! Aos que não olharam isso nas redes sociais, ou não estão nem aí para elas, há alguns folders que dizem que a Globo não apoia os atletas e não fala nada sobre o PAN, já que os direitos de transmissão estão com a Record.

Vamos lá que eu tenho alguns questionamentos a fazer. O primeiro é de quem acusa não deve assistir ao jornal. Eu assisti ao JN e foi divulgado sim os resultados do PAN. A disputa entre Rede Globo e Record é por audiência. Uma comprou os direitos de transmissão e cobra o que bem entende pelas imagens. Segundo: desde quando algum canal de Tv aberta apoiou os atletas brasileiros? Tirando época de olimpíadas e de algumas raras competições os noticiários esportivos só falam de futebol. E futebol (masculino) para mim não é esporte. É dinheiro!

Tirando o futebol, raramente escuto noticiarem sobre outros esportes. Você me dirá: Poxa! Mas, transmitem a maratona de São Silvestre (dia 31 tem o que para passar, né?!) e as finais do atletismo nas manhãs de domingo (muda o dia e o horário desses para ver se transmitem). O problema não é apenas das emissoras de TV é do povo também que só torce para os atletas de outras modalidades nas duas semanas olímpicas. E ai do atleta brasileiro com chance de medalha perder.

Me lembrei do caso do Diego  Hypólito, onde li e ouvi vários "o 'viado' do Diego perdeu!". Dupla falta de respeito com o atleta que conquistou sua vaga para a competição sozinho e chegou à final por mérito, e sem contar o preconceito com a modalidade, né?! Me lembrei das Olimpíadas de 2000 em que nenhum atleta brasileiro conseguiu a medalha de ouro. Chamaram de Fiasco Brasileiro. Um país sem uma política voltada para o esporte e onde os patrocínios são quase todos voltados ao futebol (atleta brasileiro pena para conseguir apoio) chamar de fiasco o fato de não ganhar medalhas douradas deveria ser piada.

Na cabeça do molecote de 10 anos, que disseram que joga bem futebol, passa a ideia de ser contratado por um clube grande, jogar na seleção e ter seu passe vendido a um clube europeu. Não nego que há histórias incríveis de jogadores que saíram da miséria e ganharam dinheiro com o futebol. Acredite que há histórias incríveis em outras modalidades, em que a vida de muitas pessoas foram transformadas pelo esporte. A diferença é que para estas a chance de serem conhecidas e fazerem um pagodinho na sua mansão na Zona Oeste do Rio é bem reduzida. E mesmo assim prosseguem a vida de atleta, tentando melhorar as suas marcas e chegar às competições.

Já vi amigos desistirem de ser atletas, tanto por saberem que seria muito desgaste e pouca grana, quanto por preconceito de outras pessoas. Às vezes eu fico abismada ao saber que ainda há preconceito com mulheres que jogam basquete ou futebol, ou com homens que fazem ginástica artística. Ai ai ai esteriótipos. Como eu os odeio!

E você que resolveu comprar a briga entre Record e a Globo, eu faço a seguinte pergunta: Você pensou em ir a um jogo de handball? Basquete? Vôlei? Ou em levar seu filho, sobrinho ou afilhado para assistir às disputas do atletismo? Natação? Esgrima? Judô? Ginástica rítmica? Saltos ornamentais? Nado sincronizado? Eu duvido muito que você tenha pensado em alguma dessas modalidades. E antes de abrir a boca para dizer que só a Globo não dá apoio aos nossos atletas, lembre-se que você pode ser o primeiro a não valorizar o esforço desses mesmos atletas. O esporte vai bem além do futebol!

E, é isso o que eu tinha para dizer.

Fui!

Comentários

Postagens mais visitadas