Saber respeitar
Estava pensando em um pequeno texto que li em um blog semanas atrás (http://blog.albertobrandao.com.br/) e numa conversa com dois amigos que sem querer descobri que eram católicos, assim como eu. Aqui estão algumas reflexões que tive...
Primeira. A forma como as pessoas se aproximam de possíveis fiéis. Bem, não sei se com você isso ocorre, mas eu pareço ímã de "pregadores" das mais diversas igrejas. Quase sempre a conversa que poderia ser saudável, torna-se uma pressão do lado oposto tentando me convencer de que o que ele prega é o correto e que a minha fé é errada. Isso quando não escuto o comentário de que católicos adoram imagens. Aff! Tenho amigos de outras igrejas e sempre as discussões sobre assuntos são sempre amigáveis, um sabe ouvir o ponto de vista do outro. Mas, a questão a que me refiro não é esta.
Bem, se você acredita em Deus, deveria lembrar que ele deu o livre arbítrio. Pois bem, saiba respeitar a escolha da próximo. Cada pessoa tem direito de escolher em ser ateu, acreditar em Deus, deuses, duendes e até mesmo em bolinhas de papel. A sua fé é boa para você, mas não quer dizer que trará satisfação ao outro. Peço para que pense que sua atitude de tentar forçar o outro que a sua opinião é a que vale fará com que eu nunca pense na sua igreja como possibilidade de frequentar.
Segunda. Não é o estilo de música ou a roupa de uma pessoa que falará a fé que a mesma tem, ou as atitudes do dia a dia. Fico fula da vida quando rotulam pessoas simplesmente pelo fato de ouvirem heavy metal, ou porque gostam de ir a raves. E digo mais... não adianta cantar louvores se em uma conversa entre 'amigos' você fala mal dos outros. Não é o que você ouve ou a igreja que você frequenta que falará sobre as suas atitudes. Se você pensar no que você fala ou faz, e assumir as besteiras que faz, pode ter certeza que terá o meu respeito.
Terceira. Canso de ouvir que vivo em um país em que as religiões convivem bem. Tenho lá as minhas dúvidas sobre tal afirmação. Piadinhas contra judeus, protestantes, católicos e religiões de origem africana recheiam e muito a lista dos colegas mais requisitados para as festas. Eu, Tatiana, parto do princípio de que se você quer ser respeitado, você DEVE respeitar o outro. Você pode dizer que mal tem uma piadinha? Eu respondo que ela só demonstra o quão preconceituoso você é. Imagine se fosse você o motivo da piada.
Quarta e última. É uma coisa que eu não entendo. Canso de escutar a expressão: Sou católico não praticante, o que muitas vezes significa que a pessoa não tem nenhuma religião, mas tem vergonha de dizer que não segue nada. Qual é a vergonha em dizer que não tem religião?
E, é isso!
Ignorem os erros, a confusão e a chatice. xD
Fui!!
Comentários