Falta amor, mas sobra pose nas redes sociais

Hoje treinando no Aterro, começou aquela chuva para atrapalhar. Me abriguei embaixo dos balanços cobertos, onde estavam duas crianças. E naquele papo entre elas de terem medo de gatos (há dezenas no Parque das Crianças), elas veem o mendigo se escondendo da chuva. Como já tinham visto outro mais cedo, soltaram o comentário: "Olha outro mendigo! Vamos tirar foto e colocar na Internet!"

Escutei aquilo, fiquei em choque! Como assim? Chegamos ao ponto da falta de amor ao próximo que começamos a contaminar as crianças? Sério mesmo?

Me lembrei de uma situação que ocorreu na Ilha há uns dois anos. Um rapaz foi defender um morador de rua, que estava apanhando de alguns moleques, e acabou virando alvo dos caras. Saiu todo arrebentado da situação. O que me chocou foi que dias depois em um canal de Tv apareceu um vídeo da agressão, e era possível ouvir vozes de umas três pessoas. Tudo bem que a filmagem era uma prova da agressão sofrida, mas eu não consigo acreditar que as pessoas viram outra ser agredida por defender um morador de rua, e ficaram de plateia. Juro que eu não entendo.

Canso de ver reclamações sobre o governo, e imagens com mensagens muito bonitas, mas falta atitude no cotidiano. Quem orienta uma pessoa com dificuldades de visão? Quem recolhe o lixo que gerou? Quem dá passagem no trânsito? Quem é cortês sem ser com o seu superior? Quem dá bom dia a quem cuida da limpeza da cidade? Quem limpa seu armário com frequência, doando o que não usa (e está em bom estado)? Quem alerta o pedestre para ter cuidado na hora de atravessar?

Bondade para mim está nas pequenas atitudes do cotidiano e não no discurso de alguns.

E, é isso!

Fui!

Comentários

Postagens mais visitadas