Dicas para a viagem

Aproveitando a minha viagem, resolvi escrever esta postagem por ideia do meu primo Leonardo. Vou acrescentando as dicas conforme as vivenciar durante a viagem. :)

Um monte de gente já me perguntou por que Ucrânia, por que não Holanda, ou qualquer outro país que você já viu em muitas fotos. Então, vai a minha primeira dica de viagem:
1) a viagem é sua! Escolha uma cultura que queira conhecer, e não a que seus amigos e familiares gostariam.

As companhias aéreas e os aeroportos no mundo são parecidos com o que temos no Brasil. Se algo acontecer con sua bagagem ou mudarem seu voo sem aviso,  só vão dizer que lamentam.
2) Não coloque toda sua roupa na bagagem que irá no porão do avião. Essa dica quem me deu foi meu amigo Vinícius,  e me salvou na viagem do ano passado.
3) Tenha mais do que e-mails do hostel.  Caso aconteça atraso no seu voo, ter mais contatos ajudará a ter onde dormir se você acabar chegando de madrugada, graças a uma mudança sem aviso da cia aérea.

O inverno do Rio é de 20°C, imagina meu choque quando cheguei à Kiev na primavera e a temperatura era menor que qualquer inverno que eu peguei no Rio.
4) Olhe o clima tempo antes de montar as malas, comparando com a estação na sua região.

Ao contrário do que tentam pregar no Rio de que é um absurdo nem todo mundo falar inglês, tenho uma coisa a contar: acontece em outros lugares do mundo.  Mas, sem desespero.
5) Peça ajuda quando não entender algo, mímica serve para isso. Pode acreditar que as pessoas são receptivas sim, e quando querem ajudar não é o fato de não saberem uma língua em comum que os impede de se comunicarem. Passei por isso várias vezes.  Às vezes quem sabe inglês é justamente quem não sabe dar informação sobre direção.  XD
6) Não confie nos mapas turísticos.  Não me lembro de nenhum com a escala correta e indicando todas as ruas da região.  Mas, aviso que se confiar e se perder... respire fundo,  e veja os locais por onde passa. Às vezes rendem fotos únicas.

Acredite que fazer amizades é a melhor parte de qualquer viagem. E se te convidarem para conhecer a cidade, vá!
6 ) As pessoas mostram a cidade com os olhos delas. Falam de alguns acontecimentos da história da cidade e das suas vidas.  Uma experiência que nenhum guia turístico pode oferecer. E, na boa,  você faz amigos para sempre.

Related Articles

2 comentários:

Dias da éli disse...

Imaginei q minha primeira viagem internacional fosse para essas terras.. e tudo tomou um rumo totalmente inesperado e inesquecivel,
mas como sou brasileira e nao "desisto nunca" ainda nao desisti de Kiev!!!!!!! Enquanto isso me realizo nas suas fotos e postagens... anciosa para as proximas... myway??????? S2

Tatiana Maria disse...

Tenho muito la coisa para escrever. Muita mesmo.a vontade de voltar é imensa.

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...