Ahhh!! Baía...

Ahh! Baía...
Te olho assim e me recordo dos mergulhos da infância
E do medo de me afogar...
Há quase 18 anos fazia isso
Não tinha consciência de todo mal que te fizeram
Como moradora nascida em uma de tuas ilhas
Vi esperança quando disseram que o projeto de despoluição seria um legado para ti
Para variar, te deixaram para depois...
Fiquei triste por nós duas
Ahh... querida Baía!
Diversos se preocupam mais com os gringos que com os que dependiam de ti
Preocupam-se e divulgam sobre os riscos de um gringo se banhar em suas águas que com as crianças que pulam em tuas águas nos dias quentes
Nunca levantaram pelas vilas de pescadores que perdem sua força e sustento
Importam-se mais com o gringo que com o fato da história da cidade começar contigo
Lembra do morro do Castelo? Deveria ter uma bela vista de ti
Choraste com o arrasamento do morro?
Choraste com a destruição e expulsão dos nativos pelos europeus?
Choraste com as matas e animais que sumiram?
Teus portos eram a entrada da cidade para gentes e comércio
Um dos comércios mais vergonhosos do país chegavam por ti
Baía, eu te amo!
Porém, só o meu amor não te salva
Talvez uma conscientização em larga escala os faça entender
Tuas águas não devem ser limpas para e pelo gringo
Elas devem ser limpas e recuperadas por e em respeito a ti
Afinal, a cidade começou por ti
E a vida dela tem de ser recuperada
Imaginaste quantos nadadores de mar aberto teríamos?
Quantas famílias desenvolveriam a pesca(e não só as migalhas atuais)?
Queria voltar a ter medo dos siris que vivam (e alguns ainda sobrevivem) nos teus mangues
Eu sei que o processo para te resgatar é longo
Não é impossível!
Queria que todos que se candidatassem à prefeitura e ao governo do Estado assumissem um compromisso de diminuir o lançamento de esgoto em ti
Quero voltar a mergulhar em ti... sem medo!
Sei que boa parte da cidade vem de ti
Só quero, de todo coração, que a despoluição não continue como uma lenda, que nem a da Onça na pedra.



Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...