O que preciso me dizer mais - Texto1

Semanas atrás eu estava incomodada com algumas coisas que aconteceram e o comportamento de algumas pessoas que eu considerava amigas. Os textos são um desabafo. Escrevi em papel, e agora repasso para o blog.


Há frases que eu preciso me dizer com frequência, mas que tenho dificuldades de acreditar. Talvez pela fase ruim, talvez por desacreditar na minha capacidade. Por que bodegas passei tempo servindo de mão e ombro? Por que nunca cobrei retorno? Lembrei-me de um papo, tempos atrás sobre dizer que ajudaria e nunca se dar ao trabalho de repassar os e-mails, os currículos.

O que para mim era o básico da civilidade e gentileza, era considerado raridade por alguns. E, por ser uma característica minha, comecei a ouvir cobranças de que eu tinha obrigação de ajudar. Às vezes ofereciam migalhas de esperança de que coisas boas viriam. Nunca vieram. Só mais cobranças. Sem contar no uso do que fiz de bom como um: "Nós fizemos!".

Comecei a adoecer por dentro com isso. Não deixo de agradecer quem me ajuda, ou me faz bem. Porém, aprendi, ou melhor, venho aprendendo a dizer não. E isso foi me mostrando como permitia que abusassem da minha boa vontade. Do ouvido à "faz tudo" de graça, não tem sobrado muito papo para saber se está bem. Eu já não quero mais saber.

Escrevi tanto que não falei a frase, ou uma das que preciso me dizer todos os dias. Não seja boba! Para cair nas chantagens emocionais, vale tudo. Eu só tenho você, só confio em você... Quando se der conta terá gasto mais tempo com os outros sem ter cobrado suas horas trabalhadas. O ânimo do outro contagia. Só que é só isso! No final, só o umbigo vale. As pessoas não dão mais fé ao que falam. Ditam palavras aos vento... e só! Se gravarem algo, é para cobrar do outro. Nunca de si mesmas! O "vou te ajudar" fica gravado como "você ficou de me ajudar".

Calma! Ainda não é tempo de desacreditar em tudo. Afastar-se de alguns faz notar quem tem alma parecida, e ainda dá fé no que fala. É meio bizarro ver uma onda de amor em quem não está tão perto fisicamente. Às vezes a tristeza permite limpar a visão para quem é bom sem pretensões. Sorrisos melhores e boas energias sem tempo e saliva para pedir algo ou falar mal de outros. Será que eu teria notado se não tivesse sido bocó? Águas que rolam... aprendizado que fica.

Não seja boba! Aprender a ver quem são as pessoas faz parte. Não devo achar todo mundo ruim, nem todo mundo bom. Preciso notar se o que falam vale alguma coisa. E é isso!

Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...