O que preciso me dizer mais - Texto 3


Eu sou ansiosa. Acredito na palavra das pessoas e crio muitas expectativas. Colocar na cabeça e praticar a calma não são tarefas muito fáceis... Principalmente se eu estiver de TPM. Preciso entender que as pessoas não têm compromisso coma palavra que dão. Aliás, nem prestam mais atenção ao que falam. Logo, como esperar que cumpram o que disseram? Para muitos só há validade quando há promessa.

Quando eu era criança, escutava muito a expressão: quem jura mente. Então, evitava jurar para não me sentir mentindo para alguém. Se alguém jurasse, ficava desconfiada. Preferia acreditar quando falavam sem jurar nada. Talvez daí comecei a ter uma certa inocência e comecei com as minhas expectativas. E assim com as minhas frustrações. Ninguém é obrigado a nada. Ninguém tem compromisso. Não é porque disse que faria, que tem a obrigação de cumprir. Preciso lembrar que muitas vezes, quase sempre, as pessoas dizem o que queremos ouvir. Elas nos dão uma alegria, um alívio momentâneo que se encerra no final da conversa. São alívio para nós e palavras ao vento para outros.

Não há o que cobrar. Não deveria me magoar com expectativas que EU criei. As pessoas não têm responsabilidade alguma pela minha imaginação. Não mesmo! Por isso, a frase que preciso me dizer é: Não crie expectativas demais! Coisas estão fora das minhas mãos para acontecerem. Porém, não significa que devo colocar nas mãos de outro. Ele está preocupado com a própria vida. Não posso colocar essa responsabilidade para ele. Nem é justo fazer isso! O máximo que ele fará ou trará é alívio momentâneo.

À propósito, eu também deveria me sentir menos responsável pelos outros. Talvez essa coisa de palavra com valor me traga diversos problemas. Junto com a dificuldade de dizer não, talvez eu me coloque como responsável pelos problemas e soluções dos outros. Onde encontrar o equilíbrio entre ser prestativa e ser otária? Me preocupo em não frustrar os outros. Por que faço isso? Não sou responsável de ninguém! E nem deveria criar expectativas neles. Deixa eu repetir a frase para ver se entra na minha cachola de uma vez: Não crie expectativas demais! Nem deixe que os outros criem sobre você. Sou responsável pelos meus erros e acertos, e não pelo dos outros.

Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...