O que preciso me dizer mais - Texto 5


Todo mundo está em um canto conectado pelas redes e aplicativos. Porém, cada um em seu mundo, seus medos, seus discursos e certezas. O dom de escutar, compreender, ter empatia pelo outro fica em segundo plano. Até mesmo aqueles que dizem escutar e respeitar a opinião dos outros, têm dias de querer um vale do eco para as suas crenças.

Por isso a frase que preciso me dizer: Você precisa ouvir mais o outro! Será que realmente respeito a opinião do outro, ou só quero ganhar uma disputa de quem está mais certo? Preciso disso? Posso incentivar o outro a refletir a respeito de outro ponto de vista. E eu? Estou disposta a pensar pelo lado dele?

O que é bom para mim não será para ele. Ninguém é obrigado a pensar igual. Mas, como diria uma música de O Rappa "Botões e atalhos amplificam a distância". Quando estamos dispostos a tocar o outro? Quando estamos dispostos a permitir que o outro nos toque? Até quando vamos nos colocar em pedestais? Será que o que eu gosto é o correto? Será que não entendo que cada um tem a sua verdade e os seus gostos?

Talvez a frase de hoje é a que eu precise me dizer toda vez que algum pré conceito meu gritar, e eu tentar convencer o outro de que estou certa. Fazê-lo refletir sobre outro ponto de vista não significa que ele tenha de concordar comigo. Se eu quero que ele respeite outros pontos de vista, preciso também respeitar o dele. Que essa voz "Você precisa ouvir mais o outro!" apareça mais vezes para mim.

E se a discussão for sobre cultura, de algum país ou região, que eu sugira a irmos juntos buscar informações com eles e não com o que dizem por aí sem conhecimento. À propósito, viva o carnaval!

Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...