Malandro quem?


A gente se sente tocado com a história de superação do outro. No dia-a-dia, o olhar carrega um muito de preconceito com o outro. Porque o brasileiro, o carioca, o vizinho é malandro e sempre quer tirar vantagem. Malandro quem?
Eu gosto de feira livre, sabe. Se tivesse com dinheiro certo toda semana, estaria sempre por lá. Sabe quantas vezes me ofereceram fiado quando a minha grana estava curta? Muitas. Tantas vezes, quase sempre, via a galera doando alimento aos pedintes.
Mas... o discurso que a gente divulga é o que deteriora a imagem do povo, sendo que a gente faz parte dele, embora, na hora da fala, finge que não.  A comparação com países "desenvolvidos" chega a doer de tão absurda. Realidades diferentes e um certo desconhecimento (ou seria desonestidade?) histórico. Países que chamado "Desenvolvidos" cresceram quanto a custa dos que hoje são chamados de "subdesenvolvidos"?
Só para pensar mesmo. Pois foi o que fiz ao ler uma reprodução quase automática em tantos grupos próximos. O que há no meu círculo? E fora dele? Sei quem é meu vizinho? Só para pensar mesmo!

Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...