Essa rua também é minha!

 Se essa rua fosse minha... E ela é!

Desde os 17 a rua faz parte de mim. É meu espaço de encontros, aprendizados, treinos. Nunca fui de ser papum de aprender as coisas. Para o movimento, a rua, o espaço da rua se encontrar em mim, levava tempo. Depois virava uma certa tatuagem me marcando toda. 

A rua sempre me trouxe respostas, nervosismos e calmaria. Descobri que independente da roupa, se meu moleton balão, um short ou uma saia longa posso ser perturbada. Se andando, treinando ou simplesmente aprendendo sobre a rua e sua vida, sou alvo de convites, comentários que sequer dei abertura a conversa. A cor quase sempre é mesma do se achar no direito de falar o que quer. E haja paciência para ouvir exótica como se fosse elogio.

Estar, passar, treinar, dançar na rua me abriu umas percepções. A necessidade de segurança é uma delas. Já viu a quantidade de carros que param para ver uma mulher treinar? Já viu o público que se forma quando uma mulher está na rua? Já ouviu os comentários misóginos quando uma mulher está ali na rua? Não, amigo, você não defenderia essa mulher. Afinal, você não fala nem com os seus parças. Inclusive, você realmente considera a rua um espaço masculino.  E muitas de nós aprendemos isso. Experimentar a rua fica apenas na infância. Depois somos trancafiadas e nos guardamos dos perigos da rua. 

Toda vez que estou treinando observo os olhares das adolescentes. Raramente é julgamento, por mais que ainda insistam na conversa de que mulher inveja mulher. Há curiosidade na movimentação. Há curiosidade por eu estar sozinha naquele espaço, suportando e encarando olhares.

Há tempos coloco para mim de que a rua também é minha. E eu percebo a diferença entre quem admira e quer dividir espaço e quem se incomoda e acha que não devo estar ali. Essa rua é minha e eu me movo e dançarei por ela. Vem comigo?




Related Articles

0 comentários:

Enquanto um pedaço de mim é feito de carne e lógica, o outro possui emoções que às vezes necessitam de um meio, de uma porta-voz. E assim, e aqui as expresso...